Em uma performance respeitável a equipe brasileira do revezamento masculino 4×400 metros rasos liderou uma das séries da repescagem no Campeonato Mundial de Revezamentos nas Bahamas e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Treinados pelo vice-campeão mundial dos 400 metros rasos (1991), Sanderlei Parrela, a equipe formada por Lucas Carvalho, Lucas Vilar, Vitor Hugo de Miranda e Matheus Lima mudou a ordem dos corredores, acertou na estratégia e superou adversários como Trinidad & Tobago, Canadá e Holanda (campeã mundial), para carimbar o passaporte com o tempo de 3:01.86.
“Temos atletas correndo boas marcas. Era fazer a melhor prova possível e buscar a vaga”, declarou, Sanderlei Parrela.
A classificação foi um bálsamo para a delegação brasileira presente no evento. Das
cinco vagas em disputa: 4×100 metros masculino e feminino, 4×400 feminino e 4×400 misto, o 4×400 metros masculino obteve êxito.
As outras cinco seleções classificadas no Mundial na mesma prova foram os Estados Unidos (também na repescagem), Trinidad e Tobago, Espanha, Polônia e Índia.
Time Brasil
Os Jogos Ibero-Americano de Atletismo nos dias 10 a 12 de maio, em Cuiabá (MT),
será a próxima oportunidade de vaga olímpica. Mesmo assim o Brasil terá de aguardar o fechamento do ranking mundial em 30 de junho, para saber se classificará por tempo os outros revezamentos ou não a Paris.
O Brasil chegou à 216 vagas olímpicas nos Jogos de Paris neste fim de semana após classificações do revezamento e mais duas duplas no vôlei de praia, com Evandro e Arthur Lanci, vencedores da etapa de Brasília (elite 16) do circuito mundial.
Fotos. X/Time Brasil; Francesca Grana – Word Athletics