A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou, por meio da nota oficial 159/2024, os critérios de qualificação para as seleções brasileiras em cinco competições, duas delas ainda serão realizadas no fim de 2024 e as demais no primeiro semestre de 2025.
Ainda nesta temporada estão previstas a realização do Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha, em novembro, dias 8 e 9, na Villa La Angostura, Neuquén, e dias 22 e 23, em Villa de Merlo, San Luis, ambos na Argentina; e o Mundial IAU 100 km (Ultramaratona), em 7 de dezembro, em Bangalore (Índia).
Serão convocados para o Mundial os dois atletas, um de cada gênero (feminino e masculino), mais bem posicionados no Ranking Brasileiro de Ultramaratona, de 1 de janeiro de 2023 a 7 de setembro de 2024 (da primeira a sexta posições apenas, na sequência).
A nota oficial também traz os critérios de qualificação das seleções brasileiras para três competições de 2025: o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Indoor, 22 e 23 de fevereiro, em Cochabamba (Bolívia); o Sul-Americano de Atletismo Adulto, de 25 a 27 de abril, em Mar Del Plata (Argentina); e o Mundial de Revezamentos, de 10 a 11 de maio, em Guangzhou (China).
Para o Sul-Americano Indoor – a pista coberta de Cochabamba é a única oficial do Continente -, serão chamados os dois atletas melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. O atleta deverá estar entre os cinco primeiros colocados do Ranking Sul-Americano Combinado. No caso de desistências só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição no Ranking Brasileiro Combinado.
O Brasil vai buscar o tetracampeonato da competição. Conquistou o tricampeonato em 2023, com 244 pontos (136 no feminino e 108 no masculino) e ganhou 26 medalhas (13 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze). A competição reuniu representantes de 10 países do continente e o Brasil teve a segunda maior delegação, com 35 atletas (18 no masculino e 17 no feminino), atrás apenas da Bolívia, organizadora do evento que inscreveu 36 representantes.
O atleta olímpico Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) é um dos que colocou o Sul-Americano Indoor em seu calendário. “O começo da temporada em 2023 foi excelente. Bati o recorde dos 60 m com barreiras, no Sul-Americano Indoor (fez 7.58, igualando a marca de Rafael Pereira). Vou competir o Sul-Americano Indoor e queria ir ao Mundial também (será de 20 a 22 de março em Nanjing, China)”, disse Eduardo. “Vou me preparar bem para essas duas competições. Não vou fazer o circuito indoor – é começo de temporada, não quero ficar longe do treinador (Katsuhico Nakaya) e na Holanda, minha base, vai estar muito frio para treinar barreira ao ar livre”, disse Eduardo.
Para o Sul-Americano de Mar Del Plata serão convocados os atletas primeiro e segundo colocados do Ranking Brasileiro das provas individuais no período de 27 de junho de 2024 a 30 de março de 2025. Em caso de desistências, será convocado o próximo do ranking, até a 5ª colocação do Ranking Brasileiro.
MUNDIAL DE REVEZAMENTOS – Foram fixados critérios específicos para a convocação dos revezamentos 4×100 m, 4×400 m, feminino e masculino, e 4×400 m misto, sempre observando que o Brasil precisará ter as vagas no mundo, a partir de regras de qualificação estabelecidas pela World Athletics.
O prazo para que os atletas façam as marcas e se encaixem na zona de qualificação é de 27 de junho de 2024 a 30 de março de 2025. Ter índices para o Mundial de Tóquio (Japão), que será realizado, de 13 a 21 de setembro, e estar entre os primeiros do Ranking Brasileiro são condições dentre os critérios estabelecidos.
Todos os detalhes, como critérios de desempate e idades permitidas para cada uma das competições, estão na Nota Oficial 159/2024 que já foi publicada e está disponível no site da CBAt: www.cbat.org.br. Os critérios foram discutidos e formulados pelo Conselho Técnico, com a participação do Departamento Técnico, submetidos, debatidos, alguns modificados e aprovados pelo Conselho de Administração da CBAt.
Fonte. Ascom CBAt
Fotos. Divulgação CBAt